Romualdo Amaral, natural de Uberlândia, vem se consolidando como um dos mais talentosos animadores 3D brasileiros no exterior. Siga no Instagram @romuamaral!
Aos 35 anos, seu portfólio impressiona, com trabalhos em grandes produções como Wicked, Tico e Teco: Defensores da Lei, Stranger Things e Falcão e o Soldado Invernal.
Criado no bairro Pacaembu, Romualdo atribui seu sucesso à persistência e a uma sólida rede de contatos.
Agora, em 2025, Wicked, filme no qual contribuiu com os efeitos visuais, está indicado ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais.
Apaixonado por cinema desde pequeno, Romualdo passava horas em locadoras de vídeo, cultivando o sonho de trabalhar na indústria cinematográfica.
Graduado em Computação, iniciou sua carreira na área de Tecnologia da Informação (TI) em empresas locais, mas sua ambição o levou além.
Em 2015, ingressou no mestrado da Academy of Art University em São Francisco (EUA). Foi lá que desenvolveu Steve’s Catch, um curta-metragem inovador que explora os limites da animação ao narrar o encontro de um pescador não humano com uma sereia.
Especialista em animação de ação e movimento, Romualdo prefere sequências dinâmicas a cenas estáticas.
Seu envolvimento em Wicked foi importante, especialmente na criação de efeitos visuais para cenas icônicas, como Glinda (Ariana Grande) fugindo de macacos alados no castelo do Mágico de Oz.